1/34
  628.16 / P759t / v.6  
Pojasek, Robert B. Toxic and hazardous waste disposal. Ann Arbor: Ann Arbor Science, 1980. v.6. ilus.

:
AGUAS RESIDUARIAS; LEGISLACAO SANITARIA; ESTABILIZACAO; ENGENHARIA SANITARIA.
Biblioteca de Saúde Pública
2/34
  R628.3 / C837c     [2] Status
Costa, Jocildo Tiburcio da. Contribuiçäo ao estudo para recebimento dos residuos liquidos industriais pelos sistemas publicos de esgotos. Sao Paulo: s.n, 1978. <179> p. Tab. -Universidade de Sao Paulo. Faculdade de Saude Publica.

:
AGUAS RESIDUARIAS.
Biblioteca de Saúde Pública
3/34
  R628.16 / C796e    [1] Status
Cordova Rivadeneira, Byron Enrique. Elementos para o calculo de tarifas de agua potavel e esgoto. Sao Paulo: s.n, 1971. <83> p. Tab. -Universidade de Sao Paulo. Faculdade de Saude Publica.

:
AGUA POTAVEL; AGUAS RESIDUARIAS; HONORARIOS E TARIFAS.
Biblioteca de Saúde Pública
4/34
  R628.3 / C996p     [2] Status
Cynamon, Szachna Eliasz. Procedimentos para equacionamento e projetos de esgotos sanitarios de pequenas comunidades. mimeografado. Sao Paulo: s.n, 1969. 67 p. Tab. -Universidade de Sao Paulo. Faculdade de Higiene e Saude Publica.

:
AGUAS RESIDUARIAS.
Biblioteca de Saúde Pública
5/34
  R628.3 / M141t    [1] Status
Macedo, Luiz Henrique Horta de. Tratamento dos residuos liquidos de uma fabrica de celulose e papel pelo processo kraft. mimeo. Sao Paulo: s.n, 1975. 67 p. Mapas, Tab. -Universidade de Sao Paulo. Faculdade de Saude Publica.

:
AGUAS RESIDUARIAS; RESIDUOS INDUSTRIAIS.
Biblioteca de Saúde Pública
6/34
  R628.3 / S348t    [1] Status
Schmidt, Maria Judith Marcondes Salgado. Tratamento de aguas residuarias da industria de papel Simao S.A.: influencia na qualidade do Rio Paraiba do Sul. mimeo. Sao Paulo: s.n, 1985. 150 p. Tab. -Universidade de Sao Paulo. Faculdade de Saude Publica.

:
AGUAS RESIDUARIAS; RESIDUOS INDUSTRIAIS; CRITERIOS DE QUALIDADE DA AGUA.
Biblioteca de Saúde Pública
7/34
  R628.3 / A994a    [1] Status
Azevedo-Netto, Jose Martiniano. Aproveitamento do gas de esgotos. Sao Paulo: s.n, 1960. 154 p. Tab. -Universidade de Sao Paulo. Faculdade de Saude Publica.

:
AGUAS RESIDUARIAS; COMBUSTIVEIS FOSSEIS.
Biblioteca de Saúde Pública
8/34
  628.092 / A994t / v.29  
Azevedo-Netto, José Martiniano. Tecnologías innovadoras y de bajo costo utilizadas en los sistemas de alcantarillado. Washington: OPAS, v. 29, 1992. 94 p. ilus, Tab. (Técnica).

:
ENGENHARIA SANITARIA; TECNOLOGIA APROPRIADA; AGUAS RESIDUARIAS.
Biblioteca de Saúde Pública
9/34
  628.3098 / R444r / v.11  
Reunion Consultiva sobre Disposicion de Excretas y Aguas Residuales en America Latina y el Caribe. Washington, 22-24 oct.1991; Organizaçäo Pan-Americana da Saúde; Organizaçäo Mundial da Saúde. REUNION CONSULTIVA SOBRE DISPOSICION DE EXCRETAS Y AGUAS RESIDUALES EN AMERICA LATINA Y EL CARIBE, 22-24 oct.1991, Washington. Reunion consultiva sobre disposicion de excretas y aguas residuales en America Latina y el Caribe. Washington: OPS, v. 11, 1992. 62 p. ilus, Tab. (Serie ambiental).

:
AGUAS RESIDUARIAS.
Biblioteca de Saúde Pública
10/34
  614.55 / H945p  
Hunter, J. M et al. Parasitic diseases in water resources development: the need for intersectoral negotiation. Geneva: WHO, 1993. 152 p. ilus, Tab. Bibliografia.

:
DOENCAS PARASITARIAS; AGUAS RESIDUARIAS; POLUICAO DA AGUA; TRATAMENTO DA AGUA.
Biblioteca de Saúde Pública
11/34
  628.4 / F288s / v.3    [1] Status
Feachem, Richard G. A; Bradley, David John; Garelick, Hemda. Sanitation and disease: health aspects of excreta and wastewater management. Chichester: John Wiley & Sons, v. 3, 1983. 501 p. ilus, Tab. (World Bank Studies in Water Supply and Sanitation). Bibliografia.

:
SANEAMENTO; AGUAS RESIDUARIAS; POLUICAO AMBIENTAL.
Biblioteca de Saúde Pública
12/34
  R628.3 / V659e     [3] Status
Viel, Rômulo Fernando. Estudo do funcionamento da estaçäo de tratamento de esgotos do campus da Fundaçäo Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: s.n, 1994. 57 p. ilus, tab. -Escola Nacional de Saúde Pública.

:
Visa avaliar o sistema de tratamento de efluentes determinando as condiçoes de uma estaçäo de tratamento de efluentes tomada como modelo, que é a do campus da Fundaçäo Oswaldo Cruz, através da análise laboratorial de diversos parâmetros de controle da unidade. A primeria medida tomada é a determinaçäo do perfil de vazoes que atingem o tratamento. Em seguida, coletam-se várias amostras para o procedimento em laboratório, tomando-se o cuidado de torná-las o mais representativas possível. Os primeiros resultados já indicam a ineficiência do sistema de coleta e remoçäo de esgotos atual do campus, pois a vazäo de resíduos que chegam até a estaçäo fica muito abaixo daquela estimada para o projeto de cálculo dos equipamentos. Este fato compromete todo o funcionamento do tratamento, já que as vazoes muito baixas o tempo de residência aumenta enormemente e a operaçäo deixa de apresentar características de aeraçäo prolongada, segundo as quais o sistema foi projetado. Dessa maneira, a recomendaçäo que se pode dar é de refazer a malha de tubulaçäo do campus a fim de que os esgotos cheguem à estaçäo de tratamento e näo ao sistema público ou os rios circunvizinhos, tal qual acontece hoje, agravando ainda mais a situaçäo ambiental do município do Rio de Janeiro. (AU).

:
AGUAS RESIDUARIAS.
Biblioteca de Saúde Pública
13/34
  R628.409815 / O48d  
Oliveira, Rosely Magalhäes de. A Distribuiçäo desigual dos serviços de água e esgoto no município do Rio de Janeiro: o caso da regiäo da Leopoldina. Rio de Janeiro: s.n, 1993. viii,126 p. ilus, Tab. -Escola Nacional de Saúde Pública.

:
Trabalho sobre os moradores dos bairros da regiäo da Leopoldina, no município do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é desvendar as condiçoes de vida dos setores populares, a partir do privilegiamento do estudo de suas práticas de saneamento básico, determinadas pela ausência ou presença precária de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O estudo dedica especial atençäo às formas adotadas pelo poder público para a prestaçäo daqueles serviços às camadas populares, transferindo a responsabilidade pela sua instalaçäo e operaçäo às entidades representativas dos moradores, eternizando soluçoes emergenciais de funcionamento descontínuo. Para a compreensäo do processo de produçäo do espaço urbano e do surgimento e sedimentaçäo de práticas privadas e públicas de saneamento, antes de abordar o seu tema principal, o trabalho faz uma retrospectiva histórica da evoluçäo das açoes de saneamento básico no contexto da ocupaçäo e expansäo urbana da cidade do Rio de Janeiro, com destaque para a regiäo da Leopoldina. Na abordagem do objeto de estudo, este trabalho adotou como método a pesquisa bibliográfica para a recuperaçäo do percurso histórico; o acompanhamento de reunioes das associaçoes de moradores, dirigentes de suas entidades e políticos; consulta as referências às questoes de saneamento em órgäos da imprensa, bem como outras informaçoes que integram o banco de dados do Centro de Estudos e Pesquisa da Leopoldina - CEPEL. Aponta a persistência histórica da exposiçäo das camadas populares, moradoras da regiäo da Leopoldona, à situaçoes agravantes das condiçoes de saúde, ocasionadas pela precariedade do abastecimento de água e do esgotamento sanitário. A preocupaçäo básica do estudo é o registro e divulgaçäo de informaçoes que possam subsidiar a açäo política dos movimentos populares da regiäo na luta coletiva pelo reconhecimento da cidadania. (AU).

:
SANEAMENTO URBANO; PARTICIPACAO COMUNITARIA.
Biblioteca de Saúde Pública
14/34
  614.55 / H945p  
Hunter, J. M; Rey, Luís; Chu, K. Y. Parasitoses et mise en valeur des ressources hydriques: un impératif, la négociation intersectorielle. Geneve: OMS, 1994. 160 p. ilus, tab. Bibliografia.

:
DOENCAS PARASITARIAS/PREV; AGUAS RESIDUARIAS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
Biblioteca de Saúde Pública
15/34
  614.55 / H945p    [1] Status
Hunter, J. M; Rey, Luís; Chu, K. Y. Enfermedades parasitarias y desarrollo hidráulico: necessidad de una negociación intersectorial. Ginebra: OMS, 1994. 156 p. ilus, tab. Bibliografia.

:
DOENCAS PARASITARIAS/PREV; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HIDRICOS; AGUAS RESIDUARIAS.
Biblioteca de Saúde Pública
16/34
  R628.1682098153 / F481p    [1] Status
Filgueiras, Ana Luzia Lauria. Pesquisa de campylobacter termofílicos em estaçöes de tratamento de esgotos, na cidade do Rio de Janeiro. Belo Horizonte: s.n, 1992. 78 p. ilus. -Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Biológicas.

:
CAMPYLOBACTER; AGUAS RESIDUARIAS.
Biblioteca de Saúde Pública
17/34
  R628.2 / B736a    [1] Status
Born, Rubens Harry. Aspectos conceituais, ambientais e de saúde pública do aproveitamento (re-uso) de águas residuárias no solo como instrumento da administraçäo da qualidade ambiental. [Conceptual, environmental and public health aspects of domestic wastewater and effluent re-use on soil as instrument of management of environmental quality]. Säo Paulo: s.n, 1991. 278 p. ilus, mapas, tab. -Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental. Orientador: Pereira, Helena Aparecida dos Santos Lima.

:
Analisa-se a disponibilidade e os usos das águas, discutem-se as abordagens e instrumentos utilizados ou passíveis de aplicaçäo para as atividades de controle da poluiçäo, saneamento e administraçäo da qualidade ambiental. Apresentam-se, os principais métodos de aplicaçäo de águas residuárias no solo e seus possíveis efeitos ambientais. Apresentam-se exemplos de aproveitamento de esgotos domésticos combinado com o tratamento em lagoas de estabilizaçäo. Os riscos, teóricos e reais, da transmissäo de doenças relativas aos agentes patogênicos como conseqüência do aproveitamento de esgotos e efluentes no solo säo destacados e ressaltam-se as recomendaçöes e critérios, apontados por especialistas da Organizaçäo Mundial de Saúde, para projetos de aproveitamento de excretas e esgotos em agricultura e aquacultura. Faz-se uma retrospectiva das políticas recentes de desenvolvimento, de meio ambiente e de saneamento no Brasil visando identificar possíveis obstáculos ou facilidades à introduçäo do aproveitamento de esgotos no solo como elemento inerente à administraçäo sustentada dos recursos hídricos em nosso país. (AU).

:
AGUAS RESIDUARIAS; DISPOSICAO DE AGUAS RESIDUARIAS; SAUDE AMBIENTAL.
Biblioteca de Saúde Pública
18/34
  R628.20981 / C377s     [2] Status
Cavalcanti, José Carlos Silva. O setor de saneamento no Brasil: estrutura, dinâmica e perspectivas. Rio de Janeiro: s.n, 1987. 255 p. ilus. -Universidade Federal do Rio de Janeiro.

:
SANEAMENTO URBANO.
Biblioteca de Saúde Pública
19/34
  R628.2098151 / H477a    [1] Status
Heller, Léo. Associaçäo entre cenários de saneamento e diarréia em Betim-MG: o emprego do delineamento epidemiológico caso-controle na definiçäo de prioridades de intervençäo. Belo Horizonte: s.n, 1995. 294 p. tab. -Universidade Federal de Minas Gerais.

:
SANEAMENTO URBANO; DIARREIA INFANTIL/EPIDEMIOL; INDICADORES DE SAUDE.
Biblioteca de Saúde Pública
20/34
  628.45 / F981g  
Franceys, R; Pickford, J; Reed, R. Guide de l'assainissement individuel. Geneve: OMS, 1995. 258 p. ilus, tab.

:
SANITARIOS PUBLICOS/NORMAS; SANEAMENTO; AGUAS RESIDUARIAS.
Biblioteca de Saúde Pública